Sobre o Projeto

Testemunhos dos alunos

“Foi engraçado, divertido e diferente”

Estudante 9º ano, ESAP

“Gostei do facto de fazerem atividades para trabalhar a nossa memória e atividades que são muito importantes para o nosso futuro emprego”

Estudante 9º ano, ANV

“O que mais gostei na sessão foi do facto de nos fazer pensar sobre nós próprios e de nos fazer ver que nós somos importantes”

Estudante 12º ano, ESAP

“A diversidade de opiniões que mostram que sermos diferentes é bom também para ajudarmos os outros”

Estudante 12º ano, ESMC

“Gostei da atividade que fizemos, pois, além de ter sido muito divertida, é importante saber identificar as nossas características psicológicas e as coisas que gostamos”

Estudante 9º ano, ANV

“Acho que o que aprendemos serve para toda a vida”

Estudante 9º ano, ANV

“O que mais gostei foi da dinâmica, foi uma sessão com muito movimento”

Estudante 9º ano, AG CIMA

“Aprendi a pensar melhor nas minhas decisões”

Estudante 9º ano, AG. CIMA

“Gostei de trabalhar a concentração”

Estudante 9º ano, ANV

“Pensar e raciocinar. As sessões são muito divertidas, é incrível”

Estudante 9º ano, ESAP

Testemunhos dos técnicos e investidor social

A globalização desencadeou novos desafios em termos profissionais.
Aos nossos jovens são solicitadas para além de competências técnicas e científicas, competências como adaptabilidade, resiliência e otimismo: o VOGUI surge então como uma resposta para estes novos desafios.
O VOGUI parte do desenvolvimento da consciência de si, na promoção das competências pessoais e sociais e orientação vocacional. Ao conhecer o seu mundo interno, o jovem será capaz de analisar de forma crítica o mundo externo e tomar decisões.
Para além de melhorar os processos de tomada de decisão, o VOGUI é, sem dúvida, uma oportunidade para os jovens desenvolverem competências pessoais e sociais, fundamentais para a sociedade atual e promotoras de saúde mental

Rosália Coelho – Elemento da direção da Psientífica

O VOGUI destaca-se pela inovação na área da psicologia e orientação vocacional, promove o desenvolvimento holístico e é uma oportunidade e crescimento pessoal e profissional para todas as partes envolvidas. Acredito que este projeto efetivamente capacita os jovens a estruturarem e implementarem o seu projeto de vida, a tomarem decisões refletidas e sustentadas, e a aumentarem o seu auto-conhecimento. O VOGUI promove relações interpessoais positivas, autonomia e o desenvolvimento de competências transversais que certamente têm efeitos positivos na participação cívica da Juventude que é o nosso futuro.

Catarina Queirós - técnica de Juventude

Há projetos marcantes e o VOGUI é um deles. Estamos perante um projeto que tem a capacidade de desenvolver nos jovens todas as suas capacidades de forma interativa e que lhes possibilita estar conscientes das suas competências pessoais e sociais. O VOGUI permite ainda que os jovens tenham o maior conhecimento possível das ofertas formativas e percursos profissionais pelos quais podem optar e, deste modo, a escolha que o jovem faz para o futuro é uma escolha consciente e informada. O VOGUI é de facto um programa transformador em que o jovem toma conta do leme e define o seu próprio percurso

Ana Moutas, Diretora Técnica da Psientífica e Coordenadora do Centro de Juventude de Águeda

O projeto Vogui, que envolveu cerca de 40 alunos do 12 ano da ESMC, voluntários, assentou numa estratégica que aliou a orientação vocacional à educação não formal, numa dinâmica de intervenção que se revelou de enorme sucesso. O feedback que foi possível ir obtendo da parte dos alunos ao longo das sessões, permitiu perceber a enorme dificuldade que têm em decidir sobre qual o percurso académico e profissional a seguir. A estratégica de educação não formal, utilizada, bem como as sessões de jobshadowing em que tiveram oportunidade de participar, permitiu-lhes desolcultar um conjunto pré-conceitos e de crenças que muito contribuíram para a realização de escolhas informadas e bastante mais conscientes.”

Francisco Vitorino, Diretor Agrupamento de Escolas Águeda Sul

Ao longo do percurso educativo e formativo são vários os momentos em que os jovens são chamados a fazer escolhas. Por norma, estas decisões não são fáceis e, muitas vezes, a opção escolhida não resulta da ponderação dos fatores que seriam mais adequados. Assim, o VOGUI, como Programa de Orientação Vocacional baseado em Educação Não-Formal, tem um papel relevante, na medida em que através de novas abordagens e metodologias inovadoras, de conciliação da educação formal e não formal, dá aos jovens ferramentas que melhor suportam as suas decisões.

Elsa Corga. Vereadora da Educação CMA
Atividades Pontuais Inicio