Vogui Agents

Daniela Costa

Mestre em Psicologia Aplicada e Formadora certificada (CCP), sempre foi fascinada pelo trabalho comunitário e o apoio à inclusão social e participação Juvenil. Em 2019, realizou Serviço de Voluntariado Europeu em Granada durante 6 meses, onde desenvolveu, enquanto facilitadora, diversos projetos dentro do programa Erasmus + e deu apoio às atividades desenvolvidas para a promoção da diversidade e aceitação da multiculturalidade pela comunidade desta pequena cidade espanhola. Voltou e ingressou na Cruz Vermelha Portuguesa, enquanto mentora de voluntários do CES e empenhou-se na escrita, desenvolvimento e implementação de projetos para a juventude dentro do programa Erasmus +. Neste período foi também selecionada pela agência nacional Erasmus + como role model juvenil Portugal.
Atualmente, abraça o projeto VOGUI firme da crença de que a educação em todas as suas formas é o motor de mudança e evolução social e que o mesmo é uma peça fundamental para a implementação da semente que criará profissionais do amanhã mais competentes e realizados, quer a nível que competências pessoais e sociais, quer a nível profissional.

Priscila Rodrigues

Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Iniciou a sua carreira profissional de mãos dadas com o VOGUI e passado cinco anos regressa aquela que foi a sua casa. Uma das suas grandes paixões é a capacitação e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais. Ao longo dos anos, teve a oportunidade de desenvolver a sua intervenção junto de crianças e jovens em contexto de risco, jovens NEET, desempregados de Longa Duração em contextos de intervenção comunitária, formação, com recurso à educação formal e não formal. Em 2018, abraçou um novo desafio e fez Serviço Voluntário Europeu, no Serviço de Refugiados, na Cruz Vermelha Britânica, em Belfast, Norte da Irlanda.
Hoje abraça este projeto com muito carinho, pois o VOGUI, para si é uma jornada em que o fim pode ser só o início de outra!
O VOGUI para a Priscila é uma iniciativa que potencia o desenvolvimento pessoal dos seus participantes. É uma jornada, é um caminho, é uma ferramenta que pode catapultar os sonhos dos nossos jovens, de forma consciente e informada.

Ana Moutas

Licenciada em Línguas e Literaturas modernas, pela Universidade de Aveiro, experiente em ensino e formação de adultos, ampla experiência em gestão de projetos e instituições.
A Psientífica e o seu percurso profissional cruzam-se e crescem juntos desde 2005. Pertence a esta instituição desde a sua fundação, tendo gerido a maior parte dos desafios colocados pela Psientífica.
O VOGUI é um dos muitos desafios colocados pela Psientífica, um desafio que tem o poder de mudar a vida dos jovens e de os ajudar a perceber o seu potencial e as diferentes saídas pelas quais podem optar.

Ana Mendes

Psicóloga e formadora certificada (CCP), sempre adorou o ambiente juvenil e internacional. Em 2017 realizou um Serviço de Voluntariado Europeu na Islândia onde teve a oportunidade de colaborar com a Cruz Vermelha Islandesa num projeto de integração social, durante 12 meses. Durante a sua estadia, envolveu-se também como voluntária no projeto Refugee and Asylum Support for Unaccompanied Teenagers onde coordenava diversas atividades sociais com estes jovens. Voltou motivada e com vontade de incentivar a juventude a construir um futuro melhor nas suas localidades e na Europa. Atualmente como Técnica da Juventude, coordena diversos projetos de Erasmus + Juventude em Ação, no Centro de Juventude de Águeda e é ainda Professora da AEC “Emoção em Ação” desde Outubro de 2019.
O VOGUI é um programa de excelência, que coloca o jovem no centro, fornecendo-lhe ferramentas poderosas que o vão auxiliar a construir o seu projeto de vida, numa perspetiva de empoderamento e auto-conhecimento.

Joana Amaral

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com especialidade em Psicologia Clínica e orientadora de estágios profissionais. Formadora Certificada (CCP). Pós-Graduada em Psicopatologia da Criança e do Adolescente, Comportamentos Aditivos e Alcoologia. Com formação em Mindfulness (para adultos, crianças e em contexto educativo), especialização em igualdade de género e coaching. O seu percurso profissional passa pela formação de adultos e adolescentes, e pela prática clínica, maioritariamente orientada para a avaliação e intervenção psicológica de crianças e adolescentes, sendo vasta a sua experiência no que diz respeito às problemáticas e marcos desenvolvimentais nestas faixas etárias, nomeadamente as questões da identidade, adaptação e processos de orientação profissional e pessoal. Professora da AEC “Emoção em Ação” (trabalhar inteligência emocional com crianças do 1.º ciclo) há cerca de três anos, atualmente é também técnica de Juventude, no centro de Juventude de Águeda, desenvolvendo o seu trabalho em Projetos de Inovação Social.

Catarina Queirós

Mestre em Ciências da Educação com especialização em Administração Educacional e Políticas Educativas, experiente em ensino, Atividades de Enriquecimento Curricular e projetos de Educação Não-Formal.
Faz parte da coordenação de “Emoção em Ação” que promove o desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças e jovens do município de Águeda. Gere projetos do Corpo Europeu de Solidariedade e do Erasmus+ Juventude em Ação, com foco no voluntariado europeu do Centro de Juventude de Águeda onde é Técnica de Juventude.
O VOGUI é uma poderosa ferramenta que capacita os jovens a estruturarem e implementarem o seu projeto de vida, tomarem decisões mais sustentadas e melhorarem as suas relações interpessoais, ao mesmo tempo que desenvolvem competências transversais e trabalham o seu auto-conhecimento.

Rosália Coelho

Licenciada em Psicologia Clínica e Pós Graduada em Avaliação Psicológica, Psicopatologia da Infância e Adolescência e Mediação de Conflitos em Contexto escolar é também Especialista em Psicologia da Educação, Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Escolares. Com mais de 15 anos de experiência e mais de 400 horas de formação, é presença assídua como palestrante em ações de sensibilização e seminários e autora/co-autora de posters no âmbito da Psicologia e da Educação. É ainda elemento da CPCJ alargada de Águeda.
Com um grande interesse pelo movimento associativo e pelo trabalho comunitário, fundou uma associação juvenil com apenas 18 anos e pertence à direção da Psientífica desde a sua fundação. Iniciou inúmeros projetos centrados em crianças e jovens, no diálogo intercultural e na promoção de competências socioemocionais.
Por gostar de ter uma participação ativa na construção de uma sociedade mais confiante, feliz e resiliente e dado o envolvimento no trabalho de integração das minorias étnicas, foi convidada a integrar a Associação e o Projeto do Parque Botânico de Vale Domingos.

Erasmus+ Águeda