Águeda

O que é o VOGUI?

O VOGUI – Programa de Intervenção Comunitária para o Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Orientação Vocacional, foi pensado e desenvolvido devido à elevada taxa de jovens em situação e risco de exclusão social e jovens NEET (jovens que não estudam, não trabalham e não frequentam nenhuma formação profissional), consequência direta do défice de competências pessoais e sociais e de um suporte de orientação vocacional adequado.

Este programa é caracterizado por uma intervenção em grupo e visa capacitar e orientar os jovens para três eixos de desenvolvimento de competências: autoconceito; adaptabilidade e conhecimento do contexto profissional.

Para quem é o VOGUI?

Baseado em metodologias de educação não-formal, este projeto destina-se a jovens que frequentam o 9º e 12º anos de escolaridade das escolas do município e a jovens NEET.

Porque é que o VOGUI é inovador?

O VOGUI apresenta-se como uma solução inovadora, em relação às soluções existentes, devido à sua transversalidade de metodologias, grupos sociais e contextos sociais.

Qual é o impacto do VOGUI?

O impacto social que se pretende gerar com este projeto centra-se no desenvolvimento de competências pessoais e sociais e na adoção de novas orientações para os jovens; no desenvolvimento e maturação de um programa de intervenção comunitária passível de ser replicado nacional e internacionalmente; no maior envolvimento dos diversos interessados (jovens, pais, escolas, comunidade, stakeholders, entre outros) e na maior perceção das alternativas, através da capacitação e da informação.

O projeto, encarado enquanto movimento social que gera mudança de comportamentos, será implementado diretamente na comunidade e terá forte impacto nos jovens ao focar na prevenção e no combate às situações de exclusão social, de risco de exclusão social e de condição NEET.

Qual é a duração do VOGUI?

O VOGUI tem a duração de 3 anos (Jan. 2019- Dez. 2021) e subdivide-se em 3 fases:

  • Preparação
  • Implementação
  • Avaliação.

Neste momento encontra-se a decorrer a fase de preparação. Nesta fase, a equipa técnica do projeto encontra-se a desenvolver as atividades de promoção de competências pessoais e sociais e orientação vocacional e o respetivo plano de ação.

Vogui Agents Resultados